quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Estudante do Polivalente de Gandu é destaque no site da Secretaria da Educação



Durante quatro dias, o estudante Ivan Lins Costa, 16 anos, do Colégio Polivalente de Gandu, teve a oportunidade de participar da 6ª edição do projeto "Jovem Senador". Representante da Bahia, após uma seleção que incluiu mais de 1.000 escolas, o aluno foi eleito presidente da mesa e liderou uma sessão no Plenário do Senado. Esta sessão encerrou a simulação da atividade parlamentar vivenciada pelos 27 jovens senadores, dos 26 estados e do Distrito Federal e marcou o encaminhamento à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, de seis sugestões que poderão ser transformadas em projetos de lei.




“Antes de viajar, eu tinha criado um grupo no WhatsApp (aplicativo de celular) e me comunicava com os outros participantes. Quando fomos votar para compor a mesa, consegui receber o apoio da maioria e assumi a presidência”, explica Ivan, que já mostra desenvoltura nas relações políticas.
O jovem senador destaca que, entre as proposições encaminhadas às comissões do Senado, estão algumas voltadas à educação. “Criamos um projeto de lei que favorece ainda mais o acesso dos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), independentemente do curso desejado. Esperamos que depois passe realmente pela aprovação da Câmara de Educação do Senado”.

Na volta para casa, o estudante foi recepcionado em festa, com direito a fogos de artifícios e discurso em praça pública de Gandu. “Foi muito emocionante. O pessoal da escola preparou uma homenagem com direito a uma faixa enorme em frente à escola”. O aluno também recebeu uma menção honrosa da Câmara de Vereadores do município.



Filho de professora, Ivan vive com a mãe e a avó no povoado de Água Preta, zona rural, a 11 km da cidade de Gandu, que possui por volta de 250 habitantes.   Com a oportunidade de visitar o Congresso Nacional, o jovem parlamentar criou novas expectativas para o futuro. “Quero prestar o vestibular para Sistema da Informação, mas não descarto entrar numa carreira política”, ressalta. Ele ainda destaca que “as pessoas que falam que a política só tem corrupção, deveriam passar por esta experiência. Tem muita gente séria trabalhando no Congresso.”



Quando perguntado como poderia ajudar sua cidade, caso assumisse um mandato parlamentar, o estudante é enfático: “Acho que nem é preciso ser político, como cidadãos já temos o direito de criar projetos de lei que podem ser enviados para avaliação e possível aprovação da Câmara. A partir de agora, vou ficar mais atento às nossas necessidades e agir neste sentido”.
Jovem Senador - O projeto anual Jovem Senador é promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação e as secretarias estaduais de Educação. O projeto seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes, dos estados e do Distrito Federal, para vivenciarem o trabalho dos senadores. O tema deste ano foi “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Para 2014, o tema será “Se eu fosse senador”.




quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Colégio Estadual Polivalente orgulhosamente convida a comunidade ganduense para a sua I Feira de Ciências - III FECIBA.



terça-feira, 10 de setembro de 2013

DESFILE 07 DE SETEMBRO

A comemoração da data de maior importância para a democracia nacional, o 07 de Setembro, foi comemorado com a culminância do projeto "O Brasil que temos e o Brasil que queremos", promovido pela SEC do município de Gandu. 


Equipe de educadores do CEPOG.




Com o subtema   Brasil, pais rico em diversidade étnica e cultural, a nossa escola promoveu duas alas que representam a riqueza cultural do nosso povo, sendo uma dos estados do Nordeste, a Pastoril e outra dos estados do Sudeste, a Festa do Peão de Boiadeiro.



Sobre as Pastoris

São danças e cantos que por ocasião das festas de Natal se realizam em homenagem ao Deus Menino. Em geral se desenvolve; defronte de um Presépio ou em tablados, em praça pública. É um rancho alegre de meninas, mocinhas, que ano após ano entoam ao Menino Jesus. 
As pastorinhas representam autos. Festivo teatro popular, alegre. Seus personagens são a Mestra, a Contramestra, Diana, a Camponesa, Belo Anjo, o velho e as simples pastoras. Dois partidos vestidos de cores diferentes, dois cordões disputam as honras de louvar Jesus Menino.
















 A festa do Peão de Boiadeiro


Festa do Peão de Boiadeiro ou simplesmente Festa do Peão é uma festa popular que consiste num rodeio de touros e cavalos com apresentações musicais de estilo country e sertanejo.
Registra ocorrências principalmente na América do Norte e América do Sul, fazendo parte das tradições culturais das populações desta região do planeta.
No Brasil acontecem centenas de festivais desse tipo durante o ano todo, principalmente em municípios do Interior de São Paulo, do interior do Pará, do interior de toda a Região Centro-Oeste do Brasil, noTriângulo mineiro, e no interior do Tocantins. As Festas do Peão brasileiras são famosas no país inteiro e são reconhecidas mundialmente, sendo que algumas estão entre as maiores do mundo, com destaque as seguintes: Festa do Peão de BarretosFesta do Peão de AmericanaFesta do Peão de JaguariunaExpô AraçatubaExpozebu e Expoama.

Referências ↑ MADEIRA FILHO, Magno de Lara. A festa do Peão de Boiadeiro : espaço-mercadoria, indústria cultural e consumo. Universidade Estadual Paulista/Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2012

↑ PIMENTEL, Sidney Valadares. O chão é o limite: a festa do peão de boiadeiro e a domesticação do sertão. Editora UFG: Goiania, 1997




















terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nossa 2ª Edição do CEPOG News

Boa dia amigos!

Um Gestar em Cada Escola’, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e implementado em nossa Unidade de Ensino desde 2012,  tendo como articuladoras as professoras Maricé Oliveira Cardim ( Língua Portuguesa) e Maria do Carmo (Matemática), foram as responsáveis por mais uma edição do jornal. Confira abaixo o resultado do trabalho realizado mas classes de 7º ao 9º ano.
Confiram a 2ª edição do CEPOG News.