terça-feira, 10 de setembro de 2013

DESFILE 07 DE SETEMBRO

A comemoração da data de maior importância para a democracia nacional, o 07 de Setembro, foi comemorado com a culminância do projeto "O Brasil que temos e o Brasil que queremos", promovido pela SEC do município de Gandu. 


Equipe de educadores do CEPOG.




Com o subtema   Brasil, pais rico em diversidade étnica e cultural, a nossa escola promoveu duas alas que representam a riqueza cultural do nosso povo, sendo uma dos estados do Nordeste, a Pastoril e outra dos estados do Sudeste, a Festa do Peão de Boiadeiro.



Sobre as Pastoris

São danças e cantos que por ocasião das festas de Natal se realizam em homenagem ao Deus Menino. Em geral se desenvolve; defronte de um Presépio ou em tablados, em praça pública. É um rancho alegre de meninas, mocinhas, que ano após ano entoam ao Menino Jesus. 
As pastorinhas representam autos. Festivo teatro popular, alegre. Seus personagens são a Mestra, a Contramestra, Diana, a Camponesa, Belo Anjo, o velho e as simples pastoras. Dois partidos vestidos de cores diferentes, dois cordões disputam as honras de louvar Jesus Menino.
















 A festa do Peão de Boiadeiro


Festa do Peão de Boiadeiro ou simplesmente Festa do Peão é uma festa popular que consiste num rodeio de touros e cavalos com apresentações musicais de estilo country e sertanejo.
Registra ocorrências principalmente na América do Norte e América do Sul, fazendo parte das tradições culturais das populações desta região do planeta.
No Brasil acontecem centenas de festivais desse tipo durante o ano todo, principalmente em municípios do Interior de São Paulo, do interior do Pará, do interior de toda a Região Centro-Oeste do Brasil, noTriângulo mineiro, e no interior do Tocantins. As Festas do Peão brasileiras são famosas no país inteiro e são reconhecidas mundialmente, sendo que algumas estão entre as maiores do mundo, com destaque as seguintes: Festa do Peão de BarretosFesta do Peão de AmericanaFesta do Peão de JaguariunaExpô AraçatubaExpozebu e Expoama.

Referências ↑ MADEIRA FILHO, Magno de Lara. A festa do Peão de Boiadeiro : espaço-mercadoria, indústria cultural e consumo. Universidade Estadual Paulista/Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2012

↑ PIMENTEL, Sidney Valadares. O chão é o limite: a festa do peão de boiadeiro e a domesticação do sertão. Editora UFG: Goiania, 1997