COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE GANDU
( Por Ivonei Soares dos Santos)
Oficina de Tecnologia: uso eficiente dos recursos midiáticos em sala de aula.
o TV- Pen-drive – Instruções de uso.
o Vídeos:buscas, formatos e conversão;
o Máquina fotográfica.
( Por Ivonei Soares dos Santos)
Oficina de Tecnologia: uso eficiente dos recursos midiáticos em sala de aula.
o TV- Pen-drive – Instruções de uso.
o Vídeos:buscas, formatos e conversão;
o Máquina fotográfica.
O uso das tecnologias enriquece o processo de ensino-aprendizagem desde que utilizados de forma adequada, de modo contextualizado, para que tenha incidência sobre a aprendizagem dos alunos. A utilização de recursos digitais no espaço escolar é recente e gera desafios aos professores. De acordo com NEVADO(2006) “o papel do professor no contexto educacional é proporcionar, mediar e intermediar o crescimento cognitivo e afetivo de seus educandos, explorando através de experiências em sala de aula situações que os façam interagir, trocar informações, indagar, debater e raciocinar sobre os conteúdos que fazem parte do currículo". Dessa forma o conhecimento é gerado numa relação dialógica entre alunos e professores. O pen drive é um dispositivo capaz de armazenar arquivos digitais, entre eles imagens, vídeos, áudios. Possui uma conexão USB, isto é, uma conexão universal que permite que o pen drive receba dados para armazenamento, ou transfira dados já armazenados para um outro equipamento. Entre as vantagens do pen drive a que se destaca é a reusabilidade, que permite a utilização e a reutilização dos dados armazenados em várias bases tecnológicas e plataformas. Nesse projeto, para viabilizar o acesso às informações contidas no pen drive de uma maneira mais eficaz, foi desenvolvido uma tecnologia capaz de integrar o pen drive a uma televisão com possibilidade de ler arquivos de áudios, vídeos e imagens nos formatos.
Áudio: MP3,
Vídeo: MPEG, MPEG2, DIVX.
Imagem:JPEG.
A integração da TV e o pen drive possibilitam a acessibilidade aos objetos de aprendizagem produzidos em diversas plataformas por diferentes ferramentas e mídias. A inserção do recurso tecnológico na escola não é garantia de uma transformação efetiva e qualitativa nas práticas pedagógicas, mas pode provocar profundas transformações na realidade social, desde que seu uso seja adequado com uma prática que propicie a construção de conhecimento e não a sua mera transmissão.
ONDE BUSCAR ARQUIVOS?
Alguns sites já foram criados com material compatível com os formatos que são suportados pela TV Pen-drive. São eles: o http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/ o http://educar.sec.ba.gov.br/monitoreducacional/
Mas, se desejar poderá produzir seu próprio material. Basta apenas que o converta para os formatos anteriormente citados.
Um gráfico ou planilha de cálculo, por exemplo, pode ser convertido para o formato de imagem (JPG) e mostrado pelo televisor. Da mesma forma, os textos devem ser convertidos em formato de imagem para serem mostrados pelo Monitor Educacional.
Geralmente, utilizam-se os softwares de apresentação de slides como o MS Power Point e o BrOffice Impress , que possuem o recurso de converter os seus arquivos em formato de imagem JPG.
Para converter os arquivos do Ms-Office Word ou do BrOffice Writer para o formato JPG, basta, quando este estiver ativado, selecionar e copiar os conteúdos para, depois, colar no Power Point (ou Impress).Da mesma maneira deve-se proceder para as planilhas e gráficos desenvolvidos no MS-Office Excel ou BrOffice Calc.
Após ter colado os textos, gráficos ou planilhas, e criado os slides necessários, salve o documento em seu formato original, para futuras edições, e também no formato JPG
BAIXANDO VÍDEOS DO YOUTUBE
Use os seguintes programas para baixar e converter seus vídeos.
o HYPER VIDEO CONVERTER –PARA O SISTEMA OPERACIONAL LINUX
o ATUBE – PARA O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS.
O formato padrão utilizado pelo aTube Catcher é o MPEG4 , AVI, e o programa é compatível com os formatos 3GP, 3G2, AVI, XVID, MP4, MP3, MP2, WMA, WMV, GIF, FLAC, WAV, PSP, MPG, VOB, OGG, MOV e AVI. O software está disponível em seis idiomas. Tudo é feito em uma interface muito simples e agradável.
Basta copiar e colar o endereço do vídeo desejado e iniciar o download e/ou conversão. O programa facilita ainda mais sua vida, pois sempre que você copia o link de alguma das páginas reconhecidas automaticamente o endereço já é selecionado para download.
Abaixo, no campo "Salvar para", escolha a pasta onde o arquivo baixado deve ser salvo. Clique em "Explorar" para procurar e indicar tal pasta. Por último, no campo "Extensão arq.", escolha o formato desejado entre vários disponíveis. Clique em "Baixar" para fazer o download e converter o arquivo.
Se você deseja converter um arquivo FLV para outro formato, basta indicar o local em que ele se encontra, no campo "Origem", onde você deseja salvá-lo, no campo "Salvar para" e clicar em "Converter". O programa afirma converter arquivos FLV para outros formatos, no entanto, é possível fazê-lo com arquivos de vídeo para outros formatos também. Teste e veja as possibilidades.
Referências http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=32
Nenhum comentário:
Postar um comentário